domingo, 27 de setembro de 2009

ATIVIDADE 4

SOCIABILIDADE



Analise, no Twitter:
a) Existem conversações? Explique.


Existem conversações pelo fato de que quando alguém faz um “post” sobre qualquer que seja o assunto os seus seguidores podem responder, comentar diretamente para ele sobre o assunto, criando uma conversa, cada um com sua opinião, pensamento, até com a possibilidade de indicar links p/ que as outras pessoas saibam mais sobre o assunto.

b) Podemos dizer que as pessoas estão conectadas entre si? Explique.

Eu acho que sim, porque as pessoas interagem em conversas, opiniões, e assim que uma pessoa posta diretamente para os seus amigos, seus seguidores podem chegar até esses amigos. Eu acho que tudo isso é uma rede, tem a possibilidade de procurar pelo nome de uma pessoa para assim, segui-la.



No Orkut:
a) Quais valores (usos) você percebe no Orkut? Explique.


Nota-se que no Orkut as pessoas gostam de mostrar a imagem da melhor forma possível, exibindo suas melhores fotos e moldando o perfil como gostaria que as outras pessoas vissem. Eu já usei Orkut por um tempo, e o que mais gostei foi a possibilidade de reencontrar antigos amigos e conhecidos que moram longe, e também o lembrete da data de aniversário dos amigos.

Hoje vejo outra forma de usabilidade que eu mesma uso para divulgar minha empresa, onde tem um bom resultado quando quero atingir certo público, é uma boa forma de comunicação. Onde posso fazer certo marketing direto, um exemplo seriam os ex-alunos da escola, tenho a possibilidade de deixar recado com alguma promoção de novos cursos.



b) Podemos dizer que seus amigos do Orkut são “amigos”? Explique.

Quando tive meu perfil Orkut tive muitos “amigos” que me adicionaram que na verdade eram apenas conhecidos, e vários deles ainda nem cumprimentavam na vida offline. Na verdade São pessoas que vamos perdendo vínculo com o tempo. Isso também eu já ouvi muito dos meus amigos (de verdade) que também tem Orkut.



Como a mediação do computador altera a comunicação entre as pessoas? Explique e dê exemplos.

Altera em vários sentidos, na questão de facilidade e economia de tempo e dinheiro, pois, falar por msn, orkut, chats ou qualquer outra forma na internet economiza telefone.
Mas também essa facilidade distancia um pouco as pessoas, por ser tão fácil deixar um recado por orkut, ou falar no msn, não deixa de ser uma máquina. Muitas expressões faciais e de voz não conseguem ser perfeitamente expressadas e compreendidas por estes meios que apresentam muitos ruídos causando as vezes falhas na comunicação entre as pessoas.

Nenhum comentário: