domingo, 27 de setembro de 2009

ATIVIDADE 4

SOCIABILIDADE



Analise, no Twitter:
a) Existem conversações? Explique.


Existem conversações pelo fato de que quando alguém faz um “post” sobre qualquer que seja o assunto os seus seguidores podem responder, comentar diretamente para ele sobre o assunto, criando uma conversa, cada um com sua opinião, pensamento, até com a possibilidade de indicar links p/ que as outras pessoas saibam mais sobre o assunto.

b) Podemos dizer que as pessoas estão conectadas entre si? Explique.

Eu acho que sim, porque as pessoas interagem em conversas, opiniões, e assim que uma pessoa posta diretamente para os seus amigos, seus seguidores podem chegar até esses amigos. Eu acho que tudo isso é uma rede, tem a possibilidade de procurar pelo nome de uma pessoa para assim, segui-la.



No Orkut:
a) Quais valores (usos) você percebe no Orkut? Explique.


Nota-se que no Orkut as pessoas gostam de mostrar a imagem da melhor forma possível, exibindo suas melhores fotos e moldando o perfil como gostaria que as outras pessoas vissem. Eu já usei Orkut por um tempo, e o que mais gostei foi a possibilidade de reencontrar antigos amigos e conhecidos que moram longe, e também o lembrete da data de aniversário dos amigos.

Hoje vejo outra forma de usabilidade que eu mesma uso para divulgar minha empresa, onde tem um bom resultado quando quero atingir certo público, é uma boa forma de comunicação. Onde posso fazer certo marketing direto, um exemplo seriam os ex-alunos da escola, tenho a possibilidade de deixar recado com alguma promoção de novos cursos.



b) Podemos dizer que seus amigos do Orkut são “amigos”? Explique.

Quando tive meu perfil Orkut tive muitos “amigos” que me adicionaram que na verdade eram apenas conhecidos, e vários deles ainda nem cumprimentavam na vida offline. Na verdade São pessoas que vamos perdendo vínculo com o tempo. Isso também eu já ouvi muito dos meus amigos (de verdade) que também tem Orkut.



Como a mediação do computador altera a comunicação entre as pessoas? Explique e dê exemplos.

Altera em vários sentidos, na questão de facilidade e economia de tempo e dinheiro, pois, falar por msn, orkut, chats ou qualquer outra forma na internet economiza telefone.
Mas também essa facilidade distancia um pouco as pessoas, por ser tão fácil deixar um recado por orkut, ou falar no msn, não deixa de ser uma máquina. Muitas expressões faciais e de voz não conseguem ser perfeitamente expressadas e compreendidas por estes meios que apresentam muitos ruídos causando as vezes falhas na comunicação entre as pessoas.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

ATIVIDADE 3

1. Encontrar no ciberespaço um exemplo de CIBORGUE. Explicar.
Ciborgue é um organismo que se utiliza de algo mecânico.
Como exemplo de ciborgue pensei batman, homem aranha e tal... Mas eu acho que posso dar o exemplo de mim mesma aqui como internauta, que sou um organismo utilizando de algo mecânico para trabalhar e estudar.

2. Analisar, no Twitter, como as pessoas se representam. Discutir.
As pessoas se representam no Twitter de várias formas, muitos utilizam p/ falar de sua vida pessoal, idéias, pensamentos e opiniões de todos os tipos. Nota-se também que muitas pessoas representam uma imagem que gostariam de ser, como gostaria de ser visto pelos outros. Ocultando imperfeições, construindo um perfil perfeito como se na realidade fosse aquilo que está representando.


3. Construir um Avatar de si mesmo e de um colega. Discutir como o ciberespaço proporciona a expressão da identidade.


Eu


Minha Colega Marilia


No ciberespaço a pessoa tem a possibilidade de se representar como quiser, pois, através de um avatar a pessoa cria uma identidade que pode ser verdadeira ou não. Pode ter múltiplas faces. O avatar no caso que fiz de uma colega montei da forma em que eu vejo suas características físicas principais como cor dos olhos, cabelos, roupa de costuma usar... Também acessórios em que a pessoa é lembrada por gostar e usar na vida real pode representar em um avatar a sua identidade visual.


4. Virtualizar um espaço concreto (que ainda não é virtual). Explicar como o virtual aparece no processo.
Virtualizar um espaço é criar um espaço na rede para os demais internautas tenham a possibilidade de conhecer algo concreto através de imagens 3d, desenhos, vídeos, fotos e etc. É algo do nosso mundo real que passa a ser visto no mundo virtual.


5. Discutir como os LUGARES aparecem no ciberespaço. Dar exemplos.
Os lugares offline em que vivemos cada vez mais estão sendo perfeitamente representados no ciberespaço. São projeções da realidade, passando a sensação de ambientes iguais aos reais. É impressionante como muitas cidades estão sendo representadas praticamente idênticas, vários lugares, até cemitérios... Agora podemos “andar” pelas ruas como se fosse a “vida real”. Essa representação dos nossos lugares offline está fazendo com que as pessoas deixem de ir realmente a esses lugares “reais”, como bares, restaurantes, festas, teatro e etc. encontrarem seus amigos por causa de muitos fatores como violência e distância, e acabam em casa navegando pelo mundo online, conversando com os amigos da vida offline pela internet.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

ATIVIDADE 2
HIPERTEXTO


1) Identificar, em uma matéria jornalística as características do hipertexto. Apontá-las.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ "Brasil vai comprar caças franceses".
A matéria escolhida apresenta modularidade porque tem a possibilidade de entrar em outros links relacionados a mesma.
Ela é não-linear porque não tem uma sequência.

2) Escrever, em duplas ou trios uma pequena história hipertextual.

Nesta segunda-feira (07), um temporal toma conta do estado do Rio Grande do Sul e com rajadas de vento destrói casas e deixa milhares de desabrigados. Com muita força ele chega até o estado de Santa Catarina onde acontece até mortes e deixa várias pessoas feridas, uma cidade do estado decreta estado de calamidade pública onde a maioria dos moradores ficam desabrigados.
A tragédia foi absurda que um morador de 75 anos relata que nunca tinha visto um temporal que fizesse tamanha destruição.

3) Acessar o site www.ciberpoesia.com.br e responder:

a) Que tipo de hipertexto podemos perceber nos poemas.

É construtivo porque o leitor pode participar na construção dos poemas. Cada vez q ele cria sua interpretação, fazendo sua leitura, ele está construindo algo novo.

b) Como o hipertexto altera a relação com o poema.

Porque o hipertexto da a possibilidade ao leitor de interagir com o site.

c) O que significa o texto “em rede” para o processo de significação.

A interação do leitor que faz com que a leitura do poema se torne bem mais interessante, pois, ele constrói do seu jeito, com a sua interpretação.

4) Podemos dizer que o twitter é um hipertexto? Explique e aponte exemplos.

O TWITTER é um hipertexto porque tu constroi caminhos, interage com outras pessoas através de conversação. E cada vez que algum usuário posta um comentário está contruindo um novo caminho.
Também é exploratório pelo fato, por exemplo, dos perfis de notícias como zero hora, G1, etc qndo postam as notícias dispoem links p/ os leitores explorar o site do canal. Neste caso os leitores acabam explorando os caminhos, já entrando em outros links relacionados a matéria e explorando o próprio site tbm.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Atividade 1

1) Jornal Online escolhido: Zero Hora

=> Procurar características da internet estão presentes e como.

O site da Zero Hora apresenta a característica de Interatividade, pois, o leitor tem a possibilidade de mandar suas fotos para serem publicadas, e também pode mandar sugestões de matérias, participar de enquetes e etc.
A velocidade não se encontra neste meio no sentido de resposta ao leitor, pois, como é um jornal de um público grande, a comunicação é feita por e-mail, então não existe instantaneidade.
Mas a velocidade se encontra na questão das notícias, que são publicadas a todo instante.
Apresenta a hipertextualidade na página inicial onde tem Blogs de Jornalistas e outros colaboradores. Já nas matérias de notícias os links são p/ outras matérias do jornal, não para outro endereço.
A convergência de Mídia está explícita na página inicial, onde tem um espaço para o leitor chamado "pelas ruas" onde tem um numero de telefone em que o leitor liga para passar as informações de uma notícia para que o jornal publique.

=> Discutir se as características foram utilizadas adequadamente. Fazer uma crítica.

A interatividade achei de forma bem colocada na questão de fotos, sugestões, etc.
Sempre tem bastante trabalhos dos leitores publicados.
A falta de hipertextualidade acho q se deve ao fato de não possibilitar q o leitor "saia" do mundo RBS, pq os links são todos para os canais click RBS, acho que poderia ser um canal mais aberto quanto a isso.
Sobre convergência de mídia achei interessante a disponibilidade de ter um número p/ o leitor passar informações de algum acontecimento.