domingo, 22 de novembro de 2009

ATIVIDADE 7

1. Procurar um exemplo de Google Bomb
- Relacionar com apropriação e ativismo digital.
- Relacionar com economia de links.


Um exemplo de Google Bomb quando é colocado na busca do Google pela palavra “vergonha” é mostrado o site do Senado Federal.



Relacionando com apropriação pode-se dizer que acontece no momento em que as pessoas usam a internet de má fé, onde se faz esse tipo de “sacanagem”, no caso do exemplo que citei, onde colocaram a palavra que na verdade não é a certa para a pesquisa.
Relacionando com ativismo digital, é a questão em que grupos de pessoas que querem protestar, sacanear alguém ou uma instituição, time e etc, utilizam essa ferramenta da internet, como o site, fazendo essa relação da busca no Google.
A questão da economia de links que permite direcionar as informações de interesse do internauta, acaba gerando valor na medida que o google bombs leva pesquisas sobre os mais variados assuntos, mas no sentido de desvio na Internet, pois as redes de ativismo tornam conhecidas suas manifestações através desses links.


2. Analisar e discutir o funcionamento do capital informação. Podemos dizer que é uma forma de capital social? Explique

Ao longo dos tempos a informação se tornou algo muito valioso e importante. Nos grupos sociais o principal elemento é a informação, onde a capacidade de busca da mesma é o capital desses grupos. Através disso ocorrem transformações, em que aqueles que possuem a informação tem um certo poder de divulgação ou até manipulação.



3. Discuta como os processos de Globalização e Digitalização estão influenciando as relações econômicos. Dê exemplos.

A globalização e a digitalização estão cada vez mais interligadas pelo fato de empresas tanto públicas como privadas estão no “mundo virtual” das mais diversas formas, fazendo a economia girar. Existem muitas formas de usar a internet para essas organizações gerarem lucros, e um exemplo é a facilidade das pessoas comprar produtos sem sair de casa. Mas como tudo tem suas desvantagens, acontece que pessoas de má fé vendem coisas que não existem, ou fazem propaganda enganosa, pois, a pessoa não está presente fisicamente para fazer a compra. A internet está sendo vista como uma boa e barata ferramenta de marketing por empresas que investem nesse sentido e na sua imagem.

Nenhum comentário: