domingo, 22 de novembro de 2009

ATIVIDADE 8

1. Encontrar três exemplos de uso das tecnologias móveis na internet. Discutir.

Um exemplo é o uso do celular com câmera em que o usuário pode tirar foto de seu celular já postar pela internet em blogs, sites, orkut.
Outro exemplo é fazer vídeos de celular ou câmera digital e colocar no YouTube onde qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo pode assistir.
Também é um exemplo o uso de notebooks, palms, celulares na transferência de músicas, vídeos arquivos em pode ser postado em blogs, sites e outros na internet.


2. Discutir a influência da mobilidade no Jornalismo digital. Dar exemplos.

Pode-se dizer que o Jornalismo digital teve uma evolução muito rápida nos últimos anos, pelo fato das novas tecnologias estarem inovando cada vez mais e as informações se expandindo de minuto a minuto. Hoje em dia não existem mais notícias do “dia”, pois, com tantas mudanças como a velocidade e a interatividade em que as pessoas estão conectadas em todos os lugares, e a todo momento, saem notícias e novas informações a cada segundo no mundo inteiro, onde as pessoas tem acesso a tudo isso.
Como um exemplo pode-se dizer que uma pessoa quer saber dos últimos acontecimentos e está andando na rua, ela pode acessar a internet pelo celular entrando no twitter onde os jornais onlines postam notícias a todo momento e ficar por dentro de tudo.


3. Relacionar impactos das tecnologias móveis na economia.

O impacto das tecnologias é realmente considerável na economia, em vários sentidos, onde as pessoas hoje dia tem acesso a informações o dia todo em qualquer lugar que estiver, porque o número de possibilidades de tecnologias que facilitam a rapidez desse fluxo de informações é muito grande. Através da internet principalmente as pessoas estão interadas com o mundo em qualquer lugar, com o celular também hoje em dia é muito comum até as pessoas ter mais de um aparelho, onde ligam e mandam sms a qualquer hora do dia. Todas essas tecnologias de maneira ou outra, apesar de ter tantas opções facilitam a nossa vida em função de custos para comunicação entre as pessoas. Realmente é impressionante a facilidade e a rapidez de comunicação, e até de compra e venda que as tecnologias nos proporcionam nos dias de hoje.

ATIVIDADE 7

1. Procurar um exemplo de Google Bomb
- Relacionar com apropriação e ativismo digital.
- Relacionar com economia de links.


Um exemplo de Google Bomb quando é colocado na busca do Google pela palavra “vergonha” é mostrado o site do Senado Federal.



Relacionando com apropriação pode-se dizer que acontece no momento em que as pessoas usam a internet de má fé, onde se faz esse tipo de “sacanagem”, no caso do exemplo que citei, onde colocaram a palavra que na verdade não é a certa para a pesquisa.
Relacionando com ativismo digital, é a questão em que grupos de pessoas que querem protestar, sacanear alguém ou uma instituição, time e etc, utilizam essa ferramenta da internet, como o site, fazendo essa relação da busca no Google.
A questão da economia de links que permite direcionar as informações de interesse do internauta, acaba gerando valor na medida que o google bombs leva pesquisas sobre os mais variados assuntos, mas no sentido de desvio na Internet, pois as redes de ativismo tornam conhecidas suas manifestações através desses links.


2. Analisar e discutir o funcionamento do capital informação. Podemos dizer que é uma forma de capital social? Explique

Ao longo dos tempos a informação se tornou algo muito valioso e importante. Nos grupos sociais o principal elemento é a informação, onde a capacidade de busca da mesma é o capital desses grupos. Através disso ocorrem transformações, em que aqueles que possuem a informação tem um certo poder de divulgação ou até manipulação.



3. Discuta como os processos de Globalização e Digitalização estão influenciando as relações econômicos. Dê exemplos.

A globalização e a digitalização estão cada vez mais interligadas pelo fato de empresas tanto públicas como privadas estão no “mundo virtual” das mais diversas formas, fazendo a economia girar. Existem muitas formas de usar a internet para essas organizações gerarem lucros, e um exemplo é a facilidade das pessoas comprar produtos sem sair de casa. Mas como tudo tem suas desvantagens, acontece que pessoas de má fé vendem coisas que não existem, ou fazem propaganda enganosa, pois, a pessoa não está presente fisicamente para fazer a compra. A internet está sendo vista como uma boa e barata ferramenta de marketing por empresas que investem nesse sentido e na sua imagem.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

ATIVIDADE 6

1. Um exemplo de Apropriação é o telefone celular que foi criado para efetuar ligações e com o avanço da tecnologia acabou que se tornou um aparelho de mil e uma utilidades e as pessoas podem tirar fotos, escutar música e até acessar a Internet. Desvio é quem faz o contrário, ilegal, negativo por exemplo, essa nova invenção de um aparelho que clona os canais da sky sem precisar que pague pela assinatura. Despesa é quando em uma empresa os funcionários utilizam o msn, Orkut, Twitter, entre outros, como uma forma de escapar do trabalho, mas os donos de empresas vêem isso como uma forma de não dar rendimento no trabalho, por isso muitas delas proíbem e até mesmo bloqueiam esse serviço para que o empregado foque sua atenção no que tem que ser feito.

2. A política hoje se apropria do ciberespaço para propagar seus interesses, através de sites, blogs, twitter, orkut e etc. Para que seus eleitores tenham acesso as suas propostas, acontecimentos e projetos. E ainda na maioria dos sites de partidos políticos é possível se cadastrar para receber e-mails informativos que dispõe notícias e fóruns de discussão.

3. Ativismo são grupos de pessoas que se organizam, se posicionam sobre um determinado assunto ou causa, cada vez mais pela internet. Organizam movimentos em prol de alguma causa, seja ela para ir contra ou a favor de alguma regra da sociedade, em função da violência, justiça, política e etc.
Por exemplo usar de um site de relacionamento para organizar uma manifestação contra algum deputado corrupto, para que de alguma forma se tente fazer justiça.